SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
prótese no joelho

PRÓTESE NO JOELHO – SAIBA MAIS SOBRE A ARTROPLASTIA

 Prótese no joelho – saiba mais sobre a artroplastia , a cirurgia para substituição das articulações danificadas no joelho. Quando é indicado e como vive uma pessoa com prótese.

A artroplastia é uma das cirurgias possíveis e muito eficiente para o tratamento de casos mais avançados de artrose no joelho, que é uma doença degenerativa da articulação.

Consiste na implantação da prótese no joelho (parcial ou total) para substituir a articulação desgastada, proporcionando qualidade de vida ao paciente.

 

radiografia da prótese total do joelho

Radiografia da prótese total do joelho

Quando é indicada a prótese no joelho?

A prótese no joelho é indicada para aqueles que não tiveram sucesso ou resposta positiva considerável ao tratamento prévio, além de persistência dos sintomas de dor ou capacidade limitada de se movimentar e realizar as atividades diárias.

Normalmente, a prótese no joelho é para casos avançados de desgaste na articulação resultantes de fatores “naturais”, onde não se conhece uma causa específica mas presume-se devido a fatores de risco, como o avanço da idade, sobrepeso, esportes de alto impacto (osteoartrite primária).

E também, por consequência de um trauma (acidente, queda, contusão), doenças reumáticas ou qualquer outra de origem conhecida para a causa da alteração nos ossos (osteoartrite secundária).

Portanto, não há idade específica para a indicação da artroplastia.

Para a osteoartrite primária, é natural que ocorra em pessoas de mais idade, em geral a partir dos 50 anos, resultante do desgaste da articulação ao longo do tempo.

A osteoartrite secundária, pode ser em qualquer idade.

Deformidades no joelho, como os voltados para dentro (joelho valgo) ou voltados para fora (joelho varo), são tratadas conforme a variação da deformidade e associação com a dor e à instabilidade, para a implantação de prótese no joelho. Para fins estritamente estéticos, não são considerados.

Com o devido acompanhamento do médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho, serão avaliadas as condições do paciente e todo o preparo para que a intervenção cirúrgica traga bons resultados.

O que vai determinar a necessidade de intervenção cirúrgica é a extensão da gravidade do problema e relação com a dor, considerando a idade e expectativa do paciente.

 

radiografia de prótese unicompartimental do joelho (medial)

Radiografia de prótese unicompartimental do joelho (medial)

 

radiografia de prótese parcial do joelho (patelo-femoral)

Radiografia de prótese parcial do joelho (patelo-femoral)

Como é a cirurgia para prótese no joelho?

A cirurgia para a prótese no joelho é uma técnica segura e de bons resultados para devolver a estabilidade, alinhamento das articulações, correção da deformidade, além do alívio da dor.

Dura cerca de uma a duas horas e estima-se um período de dois dias de internação hospitalar.

Basicamente, o procedimento da prótese no joelho consiste em:

  • Retirar a partes lesionadas (cartilagem, osso superficial e meniscos que sofreram degeneração);
  • Fixar implantes metálicos ao osso, reconstituindo a parte retirada;
  • Fazer a cobertura da patela com um disco plástico (às vezes, não é necessário);
  • Colocar um espaçador de plástico de alta resistência entre os implantes metálicos para reduzir o atrito, o máximo possível.

Existe a artroplastia da prótese no joelho total ou parcial para troca de articulações degeneradas de estruturas específicas ou para substituição total do joelho. São desenvolvidas em metal (como o titânio, liga de cromo-cobalto e o zircônio) e plástico (polietileno de alta densidade), perfeitamente compatíveis ao corpo humano.

O joelho tem sua estrutura formada por três compartimentos articulares: – patelofemoral (engloba a patela e tróclea do fêmur); – lateral (parte externa); – medial (parte interna).

A hipótese mais frequente é que haja comprometimento dos três compartimentos. Assim, têm-se a substituição total do joelho com a implantação da prótese tricompartimental (ou total).

Quando um deles está degenerado, é utilizada a prótese unicompartimental para a substituição parcial, apenas do compartimento degenerado.

A durabilidade da prótese no joelho tem sido de 20 anos, em média. Menos de 15% dos pacientes precisam trocá-la antes desse período.

O que pode interferir nessa durabilidade é a idade do paciente e o quanto ele vai demandar da prótese no joelho. Um paciente mais jovem, tende a exigir mais, podendo diminuir essa estimativa.

É sempre relevante frisar, a importância da fisioterapia. Auxilia ainda no hospital, tendo exercícios próprios para a fase pós-cirúrgica.

A reabilitação do paciente adequada mais o êxito da cirurgia da prótese no joelho é que farão o combo para que o paciente tenha o sucesso no resultado desejado.

 

prótese preparada para o implante em cirurgia do joelho

Prótese preparada para o implante em cirurgia do joelho

Existe algum risco?

A cirurgia para prótese no joelho tem risco baixo de haver alguma complicação. Cada vez mais, a tecnologia vem modernizando todos os fatores que envolvem um procedimento cirúrgico, resultando em mais segurança e tranquilidade para o paciente.

É normal alguma dor pós-operatória (suportável) que desaparece conforme a evolução da recuperação.

As complicações possíveis são as mesmas de orientação geral para toda operação a ser realizada: reações à anestesia, hemorragia inesperada ou algum fator intercorrente não previsto anteriormente.

O risco da trombose, que é o entupimento da veia pela formação de um coágulo no sangue, deve ser considerado. Pessoas com histórico e mulheres fumantes que tomam pílula anticoncepcional, devem ficar mais atentos.

Para prevenir, são medicados anticoagulantes e é recomendado o uso de meia elástica de compressão após a cirurgia.

Infecções devido à prótese no joelho, são raras. Porém, um fator curioso e pouco lembrado é que se o paciente estiver em tratamento odontológico, deverá terminá-lo antes de realizar a cirurgia. Um dente exposto ou já infeccionado, pode ser a porta para a entrada de bactérias que podem se instalar ao redor da prótese, através da corrente sanguínea.

Contudo, exames pré-operatórios e toda a avaliação das condições do paciente pré-cirurgia são estimados pelo médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho para minimizar os riscos.

 

prótese parcial do joelho

Prótese parcial do joelho

 

modelos de prótese parcial

Modelos de prótese parcial: componnente media à esquerda e componente femoral à direita

 

 

Como vive uma pessoa com prótese no joelho?

Após a cirurgia da prótese no joelho, na fase inicial de recuperação, é necessário o auxílio de um apoio, como muletas ou andador, enquanto ocorre o processo de cicatrização e desinflamação.

Depois de um mês aproximadamente, já há melhora significativa das funções e segue-se evoluindo na reabilitação.

Com a prótese no joelho, a maioria dos pacientes tem alívio das dores e ganha flexibilidade, obtendo qualidade de vida. Conseguem realizar movimentos corriqueiros que estavam limitados, como caminhar, sentar/ deitar e levantar, subir e descer escadas, etc

Uma parcela pode apresentar persistência de alguma dor ou limitação. Isso depende do quadro em que eles se encontravam anteriormente. Situações muito críticas, tendem a manter algum resquício de dor.

Por isso, a avaliação médica de um ortopedista do joelho é imprescindível para analisar o melhor momento para a artroplastia, pois a demora na realização da cirurgia pode comprometer mais ainda a reabilitação.

Atividades físicas de alto impacto não são recomendadas após a cirurgia inicialmente. Estudos mostram que a maioria dos pacientes conseguem realizar novamente a atividade esportiva que realizavam antes da cirurgia, porém, é recomendado reduzir a intensidade para evitar maior desgaste da prótese. A longo prazo e com acompanhamento médico, cada paciente poderá descobrir sua própria condição física, desenvolvendo e respeitando seu limite para realizar alguma atividade.

 

prótese total do joelho

Prótese total do joelho

 

Visão lateral

Visão lateral

 

Agende sua consulta com médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho para mais esclarecimentos ou avaliar seu caso.

 

Saiba mais:

RESULTADOS ESPERADOS DA PRÓTESE DO JOELHO?
O QUE É E COMO É FEITA A OSTEOTOMIA DO JOELHO