SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
cirurgia de menisco

Cirurgia de Menisco

A cirurgia de menisco é indicada quando o tratamento conservador não for suficiente para tratar a lesão. Geralmente, são lesões grandes, traumáticas, ou que envolvem danos associados, aumentando a probabilidade de intervenção cirúrgica.

O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa, em formato de “C”, que contribui para a estabilidade do joelho, melhorando o encaixe entre o fêmur e a tíbia por aumentar a área de contato entre eles. Cada joelho tem dois meniscos, o medial (lado interno da perna) e o lateral (lado externo).

A lesão no menisco pode ter várias características quanto à forma e localização. Alguns, necessariamente, demandam a cirurgia. O melhor tratamento para cada tipo de lesão será avaliado pelo ortopedista especialista em joelho, individualmente, de acordo com cada paciente.

De modo geral, a cirurgia de menisco é indicada para:

  • Lesões no menisco específicas como alça de balde;
  • Lesões grandes e/ ou com danos associados a outras estruturas do joelho;
  • Dor persistente;
  • Dor incapacitante;
  • Falta de melhora com o tratamento conservador, etc.

É importante frisar que o especialista em cirurgia do joelho analisará todo um quadro clínico apresentado para avaliar a necessidade da intervenção cirúrgica. Uma grande maioria das doenças e lesões do joelho evoluem bem com o controle da dor e reabilitação física adequados.

Tipos de cirurgia de menisco

Boa parte das cirurgias de menisco é realizada através da artroscopia, uma técnica minimamente invasiva que possibilita menos danos aos tecidos e recuperação mais rápida. O paciente pode ter alta em até 24 horas.

O procedimento consiste em realizar duas incisões de aproximadamente 1 centímetro, onde serão introduzidos equipamentos específicos e uma cânula com uma microcâmera na extremidade para reproduzir as imagens ampliadas e em alta definição no vídeo, que serão visualizadas pelo médico-cirurgião para realizar a cirurgia com mais precisão.

Os principais tipos de cirurgia de menisco são:

MENISCECTOMIA

É a remoção da parte lesionada do menisco. Antigamente, realizava-se a meniscectomia total, quando todo o menisco era removido. Porém, percebeu-se que isso aumentava o risco de desenvolver processos degenerativos como a osteoartrite ou artrose no joelho.

Atualmente, recomenda-se somente a meniscectomia parcial, a ressecção de uma porção mínima lesionada do menisco suficiente para devolver estabilidade para o joelho.

SUTURA DO MENISCO

Quando existem fragmentos (flap) possíveis de serem “costurados” (sutura) para reparar o menisco.

Historicamente, utiliza-se esta técnica em regiões mais vascularizadas, para que seja possível uma boa cicatrização. Contudo, avalia-se realizar a sutura em regiões com menos circulação sanguínea se isso representar uma vantagem em manter o formato do menisco para preservar o joelho de uma degeneração articular precoce.

Esse procedimento tem o objetivo de estimular a cicatrização da lesão meniscal,, o que exigirá um pós-operatório com mais cuidados e restrições.

REINSERÇÃO DO MENISCO (Sutura da Raiz do Menisco)

Realizada quando há o rompimento da raiz do menisco (que é o local onde o menisco se insere no osso) e um bom prognóstico de cicatrização. Por isso, é preferencialmente feita em pacientes sem processos degenerativos, em geral os mais jovens.

TRANSPLANTE DE MENISCO

Existe a possibilidade de transplantar o menisco a partir de um doador falecido (transplante homólogo) quando há uma lesão muito extensa e não for possível mais repará-lo.

Não é muito comum, mas é uma opção para aqueles que ainda sofrem com sintomas da lesão no menisco e que não apresentam processos degenerativos associados.

Neste tipo de transplante, os riscos de rejeição ao menisco doado são mínimos.

SUBCONDROPLASTIA

É o enxerto na parte do osso abaixo da lesão no menisco, recomendado quando há edema ósseo associado em lesões degenerativas. Não é uma cirurgia no menisco, mas pode ser realizada no tratamento de pacientes que apresentam lesões meniscais..

Se tem dúvidas à respeito da cirurgia de menisco ou se deseja atendimento, agende uma consulta com o ortopedista especialista do joelho para uma avaliação adequada. Ficamos à disposição para atendê-lo.