SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
dor no joelho

O Que Pode Ser a Dor No Joelho?

É comum sentir dor no joelho ou algum incômodo em determinado momento da vida. Essa parte do corpo humano é formada por um sistema musculoesquelético do qual fazem parte tíbia, fíbula, fêmur e patela, bem como, cartilagens, ligamentos e tendões.

Por sustentar boa parte de nosso peso corporal, essa articulação é uma das mais sensíveis, portanto, é muito importante identificar o quanto antes problemas na região e iniciar o tratamento adequado.

Quando é frequente e intensa, a dor no joelho pode causar grande prejuízo na qualidade de vida do indivíduo, afetando desde movimentos complexos para a prática de exercício físico, até mesmo atividades simples do dia a dia, como andar.

Geralmente, as principais causas de dor no joelho são por esforço excessivo no membro inferior acometido. E a causa disso pode ser o sobrepeso, má postura, excesso de exercício ou sedentarismo, e que levam a problemas como inflamações e lesões articulares, gerando a dor no joelho. É comum um cenário em que vários fatores estejam combinados.

O importante é, ao menor sinal de desconforto, consultar o médico especialista em joelho para que a dor no joelho seja investigada. A prevenção pode evitar que certas doenças e lesões do joelho possam se agravar.

Dor no Joelho – Principais Causas

Traumatismos provocados por batidas, quedas ou acidentes em geral, são causas comuns para a maioria dos fatores que levam à dor no joelho.

Abaixo, seguem algumas causas mais específicas de acordo com o problema apresentado.

Fraturas

Além de ocorrer, principalmente por conta de quedas ou acidentes, podem ser favorecidas pela osteoporose, se a paciente apresentar essa condição..

Lesões nos Ligamentos

Normalmente, causada por uma torção do joelho que acontece quando um movimento é parado ou mudado de direção bruscamente ou pela falta de estabilidade após um salto, típicos movimentos que ocorrem na prática de esportes como futebol, basquete, tênis, etc.

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos mais afetados, dos quatro existentes – Ligamento Cruzado Anterior e Posterior, Colateral Lateral e Medial.

Dor Patelofemoral

Sentida na frente do joelho, está frequentemente ligada à condromalácia patelar, apesar de não serem necessariamente uma a causa da outra. A dor patelofemoral pode ser sentida mesmo que não haja lesão da cartilagem e sim, apenas por uma sobrecarga da articulação.

Condromalácia Patelar

A dor no joelho pela condromalácia patelar é devido ao desgaste da cartilagem do osso da patela. É uma articulação muito solicitada nos movimentos de estender e flexionar a perna.

Artrose no Joelho

A artrose no joelho é uma doença degenerativa que leva ao desgaste da cartilagem e inflamação da articulação. Também é conhecida como osteoartrite e osteoartrose.

Bursite

A bursa é um tecido gorduroso que diminui o atrito entre as superfícies. A bursite no joelho é uma inflamação que afeta o tendão e causa incômodo ao se locomover.

Lesão no Menisco

O menisco é uma espécie de amortecedor e estabilizador do joelho, Um trauma ou desgaste leva à lesão no menisco, causando a dor no joelho, travamento e estalos.

Fratura por Estresse

Ocorre principalmente em atletas. A fratura por estresse é um traumatismo provocado por movimentos repetitivos, que provocam pequenos “trincados”, ou mesmo, fraturas completas no osso.

Fraturas de Insuficiência do Osso Subcondral

Também são lesões de sobrecarga no osso, ocorrendo no joelho já desgastado ou com lesões prévias.

Síndrome do Trato Iliotibial

Dor na face lateral do joelho, bem comum em corredores e ciclistas. Frequentemente, está associada com a falta de fortalecimento muscular ou intensidade dos treinos.

Tendinite Patelar

Quando o tendão patelar é submetido a sessões regulares de atividade de alta intensidade, muitas vezes envolvendo saltos, o tendão pode ficar inflamado e dolorido

Joelho Varo (pernas arqueadas)

Esse tipo de joelho pode causar desgaste na cartilagem, lesões meniscais, e ainda, evoluir para osteoartrite.

Joelho Valgo (joelho em tesoura)

Pode gerar complicações como luxação da patela, artrose precoce, estiramento do ligamento colateral medial, diminuição da amplitude do movimento, dor na lombar e dificuldade ao caminhar.

Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e inflamatória nas articulações que provoca rigidez, inchaço e dor.

Osteocondrite Dissecante

Separação de fragmento do osso e cartilagem do joelho, podendo causar travamentos e estalos.

Diagnóstico e tratamento da dor no joelho

A dor no joelho é avaliada clinicamente e apresenta-se muito mais como um sintoma de outras lesões, do que a doença em si.

A análise do ortopedista especialista em joelho é essencial para o diagnóstico completo e planejamento do tratamento, o qual, na maioria dos casos, envolve diferentes modalidades terapêuticas, em conjunto com uma equipe multiprofissional de reabilitação física.

É levado em consideração o histórico clínico do paciente, exame físico e o que os exames de imagem apontarem.

Dor no joelho advinda de causas menos complexas e não muito frequentes, podem ser resolvidas com algumas medidas simples que podem resolver o problema, como repouso de atividades que forcem o local, aplicação de bolsa de gelo, uso de pomadas e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

A relação entre dor no joelho e atividade física

O fortalecimento muscular é um importante fator de prevenção da dor Porém, quando o paciente sente a dor no joelho, podem haver indícios de que algumas práticas realizadas durante o exercício estão originando o problema, como intensidade excessiva, erros de movimento e falta de preparo físico.

Quadros persistentes ou intensos precisam ser investigados pelo médico especialista para prevenir o agravamento da dor, realizar um acompanhamento e prescrever o melhor tratamento.

Como manter a saúde do joelho?

Algumas medidas podem evitar o sintoma como:

  • Repouso depois de atividade que exigiu muito da articulação comprometida;
  • Cuidar da postura ao sentar, levantar objetos e andar;
  • Evitar posições que sobrecarregam a articulação, como manter o joelho dobrado por muito tempo;
  • Utilizar sapatos confortáveis e com amortecimento adequados;
  • Dieta adequada a fim de prevenir o excesso de peso, o que também sobrecarrega o joelho.

Caso esteja sentindo dores no joelho ou se precisa esclarecer dúvidas agende uma consulta com o ortopedista especialista do joelho para uma avaliação adequada. Ficamos à disposição para atendê-los.