SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
cisto de baker

Cisto de Baker: diagnóstico, sintomas e tratamento

O que é um Cisto de Baker e como tratamos?

O Cisto de Baker apresenta-se como um nódulo, um caroço, ou uma região edemaciada na parte de trás da articulação do joelho. Está associada à osteoartrite, danos na cartilagem, lesões dos ligamentos no joelho, ou atividade repetitiva dos membros inferiores (corrida e caminhada longa, por exemplo) e pode se tornar bastante dolorido.

Também conhecido como cisto poplíteo, é benigno e, embora possa ser doloroso, é facilmente tratado.

Na maioria dos casos, o Cisto de Baker se cura sem tratamento e, muitas vezes, causam pouca ou nenhuma dor. Se doer, ele pode ser drenado por uma punção guiada por ultrassom e, em seguida, injetado medicamentos que ajudarão a evitar que o cisto volte a crescer.

Por que causa dor?

À medida que o inchaço aumenta na parte de trás do joelho, ele causa um aumento de pressão na estrutura dos tecidos moles, resultando em dor. Pode ocorrer quando o joelho está esticado ou totalmente dobrado (o que mais estresse) e tensão ao redor da articulação.

Quais são os sintomas?

  • Dor;
  • Redução do movimento articular;
  • Dor ao estender ou flexionar o joelho;
  • Dificuldade em atividades como subir e descer escadas;
  • Travamento da articulação ocasionalmente devido a danos na cartilagem e nos meniscos dentro do joelho.

Os pacientes geralmente descrevem uma sensação de pressão e dor tipo beliscão na parte de trás do joelho. Eles geralmente, mas nem sempre, podem sentir um caroço na parte de trás do joelho.

Ocasionalmente, o Cisto de Baker se rompe. Pode parecer uma liberação repentina de pressão, muitas vezes, causa uma sensação de líquido escorrendo pela perna. Se isso acontecer, pode haver inchaço e hematomas na região da panturrilha.

Como você sabe se tem um Cisto de Baker?

Se você sentir os sintomas acima, deve procurar orientação médica. Existem outras causas possíveis de dor e inchaço nesta área que podem exigir cuidados de um profissional e tratamentos de reabilitação física.

Por exemplo, o médico especialista em joelho, ao examiná-lo, deverá descartar outros possíveis diagnósticos. Isso pode incluir trombose venosa profunda ou qualquer distúrbio dos nervos ou vasos sanguíneos na parte posterior do joelho.

Quanto tempo leva para um Cisto de Baker cicatrizar?

Infelizmente, o Cisto de Baker pode se manter doloroso por um período muito prolongado, principalmente quando está associado à artrose no joelho (osteoartrite) ou lesão de ligamentos no joelho. No entanto, ocasionalmente, eles se rompem após alguns dias ou semanas.

É aconselhável procurar tratamento se ocorrer piora da dor crônica no joelho ou a dor aguda manter-se por 4 a 6 semanas.

Como tratar um Cisto de Baker?

O tratamento nem sempre é necessário. Recomendamos o tratamento apenas se eles forem dolorosos ou atrapalharem significativamente a realização das atividades habituais de uma pessoa.

Para tratar de forma adequada, podemos realizar uma avaliação completa do joelho, incluindo exames como um ultrassom, ou ressonância magnética.

É muito importante para o diagnóstico a diferenciação entre um Cisto de Baker e outras possíveis causas de dor e inchaço.

Assim que temos um diagnóstico conclusivo de um cisto de Baker, e se o cisto em si doer, ele pode ser aspirado (o líquido drenado do cisto) com o uso de ultrassom para evitar possíveis complicações.

O procedimento utiliza anestésico local e medicações (como dexametasona) para evitar o retorno do cisto e reduzir a dor e a inflamação no joelho.