SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
luxação do joelho

Luxação do Joelho – Risco de Amputação da Perna

A luxação do joelho é uma condição onde os ossos da perna (tíbia e fíbula) se deslocam do osso da coxa (fêmur). A ruptura de, pelo menos, dois dos quatro principais ligamentos do joelho podem indicar a ocorrência do problema e é importante avaliar a possível extensão a outras estruturas da região. No joelho, também pode ocorrer a luxação patelar, em que o osso patela se desloca do fêmur, e a luxação tibiofibular proximal, na qual a fíbula e a tíbia se deslocam na região do joelho.

A luxação do joelho é uma lesão grave, geralmente decorrente de um trauma (queda, batida, acidente) ou um impacto suficiente para causar uma lesão de proporção a provocar o deslocamento entre os ossos.

Necessita de pronto atendimento médico, visto que, há a possibilidade de lesões associadas, principalmente, ruptura de vasos sanguíneos e nervos, que se não forem tratados a tempo, haverá o risco de amputação da perna. Portanto, é de grande importância que haja uma avaliação criteriosa do ortopedista especialista do joelho, ainda na emergência.

Sintomas da Luxação do Joelho

Após o trauma, é natural que haja dor, inchaço e limitação dos movimentos. Geralmente, o joelho fica visivelmente fora do lugar.

Às vezes, ele pode voltar ao lugar por si mesmo, até mesmo antes da avaliação de um médico, e com isso uma avaliação mais detalhada das artérias pode passar despercebida por alguém que não esteja atento às lesões indiretas da luxação do joelho.

Um sinal de interrupção de circulação sanguínea e/ ou do nervo lesionado é a perna ficar amortecida, pálida e dificuldade para mover o pé. Essa alteração indica um problema grave, e muitas vezes se inicia lentamente e é percebida horas ou dias após o trauma.

Se identificada essa condição, a intervenção cirúrgica deverá ser nas primeiras horas para o reparo das artérias e nervos e dirimir o risco de amputação da perna.

Tratamento

Inicialmente, são adotadas medidas para recolocar a articulação no lugar através de manobra realizada pelo médico, em um processo conhecido como redução. Após, o joelho deverá ser imobilizado para evitar a ocorrência de mais lesões.

Se for constatado o comprometimento do fluxo sanguíneo ou das ligações nervosas, é necessária uma cirurgia de urgência para evitar o risco de perder o membro inferior.

Com essas medidas iniciais adotadas, o cirurgião especialista do joelho avalia os danos aos ligamentos. Praticamente, toda luxação demanda uma cirurgia no joelho para reconstrução dos ligamentos, visto que, na maioria, são lesões graves por consequência de traumas diretos. Dificilmente, cicatrizarão sozinhos.

Os ligamentos são faixas de tecido responsáveis por dar estabilidade ao joelho. No caso da luxação do joelho, são avaliados quais estão lesionados para a indicação cirúrgica.
São quatro:

Posteriormente, o paciente deverá realizar um bom programa de reabilitação física para recuperar a mobilidade e estabilidade do joelho para um resultado satisfatório dos movimentos.

Caso desconfie que tenha algum problema ou se precisa esclarecer dúvidas sobre luxação do joelho, é importante agendar uma consulta com o ortopedista especialista do joelho para uma avaliação adequada. Ficamos à disposição para atendê-los.