VERDADE OU MENTIRA: Crossfit é o esporte que mais causa lesões no corpo?
Muitas pessoas evitam praticar Crossfit com medo da crença de que o esporte causa muitas lesões por conta da sua intensidade.
O Crossfit é uma modalidade esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos e, com certeza, você conhece alguém que pratica esse esporte.
Dados recentes apontam que o Brasil é o segundo país com mais boxes de Crossfit no mundo, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos.
A modalidade surgiu nos anos 2000 e consiste na realização de exercícios que combinam resistência cardiovascular e respiratória, agilidade, flexibilidade e força.
Os treinos são intensos, incentivam a competitividade e há um grande esforço muscular durante os exercícios, que também envolvem o levantamento de peso.
Muitas pessoas desejam aproveitar os benefícios do Crossfit, como a queima de gordura intensa e a definição muscular, mas acabam desistindo.
Isso acontece porque há uma crença de que os crossfiteiros (como são chamados os praticantes dessa modalidade) estão mais propensos a lesões pela intensidade dos exercícios e precisam, cada vez mais, de tratamentos com médicos especialistas em ortopedia.
Mas, será que isso é verdade? Vamos conferir!
Praticar Crossfit pode causar lesões?
Sim, o risco de se machucar existe como em qualquer outra atividade física. Porém, estudos apontam que a taxa de lesão pela prática de Crossfit é semelhante ou menor do que muitos outros esportes de contato, como o futebol ou judô.
“O Crossfit pode machucar, assim como qualquer outro esporte. A prática da modalidade em si não é a principal causa de lesões. O perigo está na execução errada e sem supervisão dos exercícios”, explica o Dr. João Paulo Cortez, ortopedista que acompanha muitos praticantes da modalidade em seu consultório.
Ou seja, não é justo colocar a culpa no esporte e dizer que a modalidade está levando mais pessoas aos consultórios de ortopedia.
Qualquer atividade, quando mal executada, apresenta maior probabilidade de causar lesões. Inclusive aquelas que exigem mais habilidade técnica e as pessoas praticam só de vez em quando, como as partidas de futebol apenas aos fins de semana, por exemplo.
Quais as principais lesões sofridas pelos praticantes de Crossfit?
As lesões nos ombros, coluna e joelhos são as mais comuns entre as pessoas que praticam Crossfit e que os levam aos consultórios dos médicos especialistas em ortopedia.
E o desrespeito aos limites do corpo, principalmente dos iniciantes na modalidade, e a falta de acompanhamento adequado são os agravadores dessas lesões.
Lesões nos ombros
Alguns exercícios exigem que o praticante erga os braços de forma rápida e com grande quantidade de pesos.
Esse movimento gera um grande estresse nas articulações dos ombros e pode causar, até, o rompimento de tendões.
As lesões no joelho durante a prática do Crossfit estão ligadas, principalmente, à forma errada de realizar os movimentos e ao grande número de repetições.
“O agachamento realizado no Crossfit, por exemplo, exige uma evolução da angulação à medida que o praticante avança no esporte. Ou seja, com o passar do tempo, a pessoa precisa agachar cada vez mais baixo, o que sobrecarrega os joelhos. Esse movimento repetitivo ao longo do tempo causa desgaste na cartilagem, o que gera diversos problemas no joelho”, explica o ortopedista Dr. João Paulo Cortez.
Lesões na coluna
Um agachamento praticado de forma errada, o levantamento em excesso de peso por pessoas sem histórico de treinos, a má postura durante os exercícios…
Todos são fatores de risco para uma lesão na coluna durante a prática do Crossfit e que podem causar fortes dores.
Mas, como evitar as lesões no Crossfit?
“A principal orientação antes de se matricular em um box de Crossfit é fazer uma avaliação médica, principalmente se você nunca tiver praticado outra atividade física antes”, alerta o Dr. João Paulo Cortez.
Somente uma boa avaliação física poderá dizer se você está apto ou não a praticar a modalidade após alguns exames. Essa análise pode evitar grandes problemas!
Além disso, o médico especialista em ortopedia deve ser o melhor amigo de quem pratica Crossfit ou qualquer outra modalidade. Fazer um acompanhamento constante é de grande importância e evita o surgimento e agravamento de dores e lesões.
Depois de liberado para praticar Crossfit pelo ortopedista, atente-se a essas dicas:
Procure um local com boas indicações, profissionais qualificados e equipamento de qualidade.
Siga sempre as orientações do profissional de educação física durante a prática dos movimentos.
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Evolua gradativamente.
Não esqueça o alongamento antes e depois da aula.
Faça pausas e descanse.
Cuide da sua alimentação e hidratação.
E caso você sinta dores, incômodos ou inchaço nos joelhos, ombros ou coluna e que duram por dias, interrompa a prática e procure um ortopedista.
E lembre-se: a prática de um exercício físico é sempre algo que gera mais resultados positivos do que negativos, desde que realizados da forma correta, sem exageros e com o acompanhamento constante de profissionais qualificados, como o ortopedista e o educador físico.