Resultados Esperados da Prótese do Joelho
Quais os resultados esperados da prótese do joelho? A cirurgia de prótese do joelho, também conhecida como artroplastia, envolve a substituição da região articular danificada do joelho por uma prótese metálica (normalmente titânio ou cromo-cobalto, além de um componente de plástico), e tem sido realizada com cada vez mais frequência. O procedimento e suas vantagens podem ser conferidos a seguir.
Para realização da cirurgia, uma pequena parte do fêmur é cortada para se encaixar com o componente femoral da prótese. A placa tibial com haste, na outra parte da articulação, é encaixada à tíbia. As partes que compõem a prótese podem ser observadas na imagem acima.
Normalmente, a cirurgia é realizada em pacientes que têm mais de 60 anos de idade, mas isso não é via de regra. Em alguns casos, pessoas mais jovens podem se beneficiar deste procedimento, mas estas situações são menos frequentes. Por tratar-se de uma cirurgia, apesar dos baixos riscos, os médicos preferem realizar primeiro tentativas de conter o problema com medicamentos ou outras alternativas.
Dor e rigidez nas articulações do joelho, geralmente associadas com casos avançados de osteoartrite, são as causas mais comuns para a realização da artroplastia. A grande vantagem da troca de uma articulação natural danificada por uma prótese é a solução definitiva deste problema. Doenças como a osteoartrite não possuem cura e, embora possam ser tratadas com medicamentos, procedimentos como a infiltração articular, bloqueios dos nervos sensitivos do joelho e modificação de alguns hábitos do paciente, em muitos casos continuam a avançar, prejudicando a vida do paciente. Nestes casos, a cirurgia entra como solução definitiva. Existem outras condições – como a gota, a artrite reumatóide e a hemofilia – que podem sugerir a cirurgia, mas os casos em que isso é necessário são mais raros, tudo depende do avanço da doença e de como seus sintomas impactam a vida do paciente.
Tipos
Existem dois tipos gerais de cirurgia de prótese no joelho, a prótese total do joelho ou substituição total (TKR – do inglês Total Knee Replacement), em que ambos os lados (compartimentos) da articulação são substituídos, e a prótese unicompartimental ou substituição parcial (PKR – do inglês Partial Knee Replacement), onde apenas um dos lados é substituído. A cirurgia PKR requer menos tempo no hospital, bem como um período mais curto de reabilitação, já que apenas um dos compartimentos da articulação é afetado.
Resultados Esperados da Prótese do Joelho em Curto Prazo
Antes de realizar a cirurgia, o médico irá explicar ao paciente como o procedimento deverá ocorrer e esclarecerá quaisquer dúvidas que possam surgir. O período de recuperação imediata para substituições de joelho é variável, mas a maioria das pessoas passa menos de cinco dias no hospital. Este tempo depende do tipo da cirurgia que foi realizada e das condições de saúde individuais de cada paciente.
A maioria das cirurgias ocorre sem complicações, já que a equipe médica é preparada para lidar com qualquer imprevisto que possa surgir e possíveis infecções são evitadas com o uso adequado de antibióticos prescritos pelo médico.
Quando o paciente recebe alta, começa a segunda fase de recuperação, no conforto de sua casa. Inicialmente, pode ser necessário o uso de muletas ou andadores para auxiliar o processo de caminhada, até que os músculos da região e dos membros inferiores sejam fortalecidos. A maioria das pessoas consegue caminhar sem nenhum tipo de auxílio após seis semanas, e dirigir normalmente após oito.
Resultados Esperados da Prótese do Joelho em Médio Prazo
Conforme o tempo passa, o paciente ganha maior autonomia para realizar suas atividades diárias, incluindo a prática de exercícios mais leves. Muitas atividades são suspensas quando um problema no joelho torna-se grave, causando dor e rigidez ao paciente, que se vê impossibilitado de praticar atividades físicas ou até mesmo caminhar tranquilamente. Com a cirurgia, a pessoa ganha mais liberdade, que costuma aumentar ainda mais com o tempo e o fortalecimento correto dos músculos que sustentam a articulação.
Para isso, realizar exercícios de baixo impacto são recomendados, já que permitem uma boa recuperação sem colocar em risco a nova articulação. Exercícios de alto impacto devem ser evitados, já que colocam muito estresse na região da articulação, que pode ainda não estar completamente recuperada após a cirurgia. Consulte sempre o seu médico ortopedista e se possível, tenha um profissional de educação física auxiliando o seu processo de recuperação.
Entre os exercícios que podem ser realizados com maior tranquilidade, a natação encabeça a lista. Muitos tipos diferentes de exercícios podem ser realizados na água, com pouquíssimo ou nenhum impacto. Usar uma boa cinta esportiva – que ofereça suporte, leve e à prova d’água – pode ajudar, aumentando a gama de atividades que você pode fazer com segurança.
Resultados Esperados da Prótese do Joelho em Longo Prazo
No longo prazo, o principal efeito da cirurgia é a melhora em praticamente todos os aspectos da vida do paciente. Menos dor, maior mobilidade, mais segurança e principalmente, mais tranquilidade.
Os pacientes mais jovens podem precisar realizar uma nova cirurgia após um longo tempo com a prótese, mas este processo sempre pode ser evitado com algumas recomendações e alterações no estilo de vida, como manter-se ativo, reduzir os impactos sobre a articulação e cultivar uma alimentação saudável. Se for necessário, é possível também fazer uma segunda cirurgia de prótese do joelho, chamada “prótese de revisão”.
No geral, é importante ter em mente que este é um procedimento cirúrgico de grande porte e que tem efeitos transformadores. Preparar-se para a cirurgia fortalecendo os músculos, seguindo os conselhos do médico sobre os tempos de recuperação e exercícios, e tratar o “novo” joelho com cuidado e, muito importante, a reabilitação física, irá garantir que os resultados da substituição da articulação do joelho sejam duradouros e prazerosos.