Exercício físico e a dor no joelho
Você tem se incomodado com a prática de exercício físico e a dor no joelho? A atividade física traz vários benefícios para a saúde, mas diversos fatores podem ocasionar lesões no joelho.
Atletas de alta performance ou frequentadores de academias e parques, todos estão sujeitos a lesões no joelho, a maior articulação do corpo humano. As causas são várias, e vão desde acidentes durante a prática até a má execução dos exercícios.
Formado, principalmente, por ossos e ligamentos, cada estrutura do joelho está mais suscetível a um tipo específico de lesão. Conheça algumas delas e entenda como evitá-las.
Condromalácia
A condromalácia patelar é a causa mais comum de dor no joelho. É, também, um dos desgastes mais comuns nessa articulação e que pode causar, além de dor na região anterior do joelho, estalos, inchaços ou dor ao realizar alguns movimentos, como subir escadas ou correr.
Esse desgaste acontece quando há sobrecarga na articulação do joelho, ou seja, quando o joelho faz mais esforço do que estaria preparado para fazer. Pode ser por excesso de peso, movimentos repetitivos, falta de condicionamento ou por conta de outras lesões. É importante consultar um especialista para o tratamento adequado.
Fratura por estresse
A fratura por estresse é uma pequena fissura em um dos ossos do joelho. Esse trauma pode acontecer por conta de movimentos repetitivos, intensos ou inesperados. Quando acontece, o tratamento envolve repouso para a cicatrização do osso.
Tendinite patelar
O tendão patelar é uma estrutura fibrosa que auxilia nos movimentos de estender e dobrar o joelho. Ao submeter os joelhos a repetidos movimentos de extensão durante os exercícios físicos, como saltos, agachamentos e corridas, o tendão pode inflamar e causar dor. Essa inflamação é chamada de tendinite patelar ou tendinite do saltador.
Rompimento de ligamentos
Os ligamentos são tecidos que ligam os ossos, dando mais estabilidade às articulações, como os joelhos. Quando um ligamento sofre um trauma, dependendo da sua gravidade, pode ser necessário até realizar cirurgia para recuperá-lo.
O rompimento de ligamento do joelho pode ocorrer durante atividades diárias, na prática de exercício físico ou esportes de contato, por exemplo. E, quando acontecem, causam dor, inchaço e instabilidade e o joelho não é capaz de suportar o peso do corpo.
Lesões no menisco
O menisco é uma fibrocartilagem responsável por absorver os impactos que nossos movimentos diários causam nos joelhos. A lesão no menisco pode ser causada por pancadas, levantamento de pesos em excesso durante os exercícios físicos ou pela realização frequente de agachamentos muito fundos. Essa lesão causa dor e inchaço, que podem piorar com o passar dos dias.
Diante de tantas possíveis formas de lesionar o joelho ou outras partes do corpo durante os exercícios físicos, surgem muitas dúvidas sobre como prevenir esses problemas, que podem causar muitos incômodos.
Mas, a primeira coisa que você precisa ter em mente é: não pare de praticar exercícios físicos. A prática continua sendo uma excelente forma de prevenir lesões e várias outras doenças, desde que os exercícios sejam realizados com o acompanhamento de profissionais qualificados e que você não ultrapasse seus limites, progredindo aos poucos.
Conheça outras formas de praticar exercício físico e a dor no joelho não te incomodar
- Evite exercícios em superfícies duras e irregulares.
- Pratique exercícios de baixo impacto, principalmente se você já sente dores ou estalos nos joelhos.
- Faça aquecimentos e alongamentos antes de iniciar o exercício ou esporte.
- Evite dobrar muito os joelhos em exercícios que exigem mais esforço dessa articulação, como agachamentos, burpees ou afundo. Prefira realizar movimentos de 45° ou 60° de flexão (meio agachamento).
- Use tênis e equipamentos adequados.
E, além de ter o acompanhamento de um profissional esportivo, é importante que você também realize check ups com um ortopedista especialista em joelho ou com experiência em traumas relacionados ao esporte, principalmente se já sente dores, inchaços ou estalos, para acompanhar a saúde das suas articulações. Entre em contato com a nossa equipe aqui e agende uma avaliação.