Dor nas costas que não passa: o que fazer?
Uma noite mal dormida aqui… Carregar peso em excesso ali… Um movimento repentino acolá… Tudo isso pode causar aquela dor nas costas incômoda.
Quando essa dor nas costas aparece por algum motivo simples que seja e desaparece após um pequeno período de tempo ou depois de um bom descanso, tudo bem. O problema mesmo é quando ela vem e não passa.
Nesses casos, descobrir a principal causa dessas dores constantes e o que fazer para tratá-las é muito importante e devolve a qualidade de vida a quem sofre com esse problema.
O que pode causar dor nas costas?
Os locais mais comuns para o surgimento das dores nas costas são a região da lombar (na parte de baixo das costas), nos lados esquerdo ou direito (onde se localizam as costelas ou rins) ou na parte de cima das costas (na região da nuca ou ombros).
“Inúmeras questões podem causar dores constantes nas costas e nem sempre essa dor é sinal de doença. Muitas vezes, uma simples mudança de hábitos pode resolver o problema. Mas, é muito importante o diagnóstico e tratamento corretos”, explica o médico ortopedista Dr. João Paulo Cortez.
Os principais fatores que podem causar dor constante nas costas são:
- Má postura.
- Passar muitas horas do dia sentado ou em pé.
- Sedentarismo.
- Excesso de exercícios físicos ou a prática errada dos movimentos durante atividades como o Crossfit ou musculação.
- Carregar pesos em excesso.
- Uso de colchões ou travesseiros velhos ou que não se adequam da forma ideal ao corpo.
- Obesidade.
Se você sente dores nas costas com frequência e se identifica com um desses fatores, tente mudar esse hábito. Muitas vezes, basta essa mudança para se livrar dos incômodos.
Mas, também existem alguns problemas de saúde que tem como um dos sintomas a dor nas costas, que não passa após um bom descanso, por exemplo. Veja alguns deles:
- Distúrbios de sono;
- Infecções na bexiga ou rins;
- Infecções na coluna;
- Doenças respiratórias;
- Hérnia de disco;
- Artrite;
- Nervo ciático afetado.
Quando um desses problemas de saúde é a causa da dor constante nas costas, o diagnóstico precoce é importante para um tratamento efetivo.
“Alguns pacientes que sentem dores nas costas com frequência vão mudar seus hábitos, mas as dores vão persistir e, em muitos casos, piorar. Por isso, ao sentir dor que dure por alguns dias, procure um médico especialista em ortopedia o quanto antes”, alerta o Dr. João Paulo Cortez.
O que fazer para melhorar ou prevenir a dor nas costas?
A primeira e mais importante dica de prevenção é sempre consultar um ortopedista para identificar a causa das dores nas costas e realizar o tratamento adequado.
A visita a um consultório de ortopedia é ainda mais urgente quando as dores são acompanhadas por formigamento, irradiam para outras partes do corpo, como as pernas, ou limitam os movimentos.
Somente um médico poderá encontrar a melhor forma de se livrar desse incômodo e te ajudará a manter a saúde da coluna em dia.
Confira outras dicas que ajudam a aliviar ou prevenir as dores nas costas:
- Pratique exercícios físicos – com orientação adequada e após liberação do especialista em ortopedia.
- Evite ficar sentado ou deitado por muito tempo. O ideal é fazer pausas ao longo do dia e caminhar um pouco.
- Mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se.
- Cuidado ao pegar algo no chão. Flexione os joelhos para não sobrecarregar a coluna durante esse movimento.
- Mantenha uma boa postura, principalmente em longos períodos sentado.
- Atente-se à validade dos colchões e travesseiros.
- Dormir de lado é a posição mais adequada para a coluna. Caso prefira dormir de barriga para cima, opte por um travesseiro que mantenha o seu pescoço alinhado à coluna e coloque uma almofada abaixo dos joelhos.
Lembre-se: não espere as dores piorarem ou limitarem seus movimentos para procurar um ortopedista! Fique atento aos sinais que o seu corpo dá. O tratamento precoce devolve a qualidade de vida e evita problemas sérios.
Cuide do seu corpo, mantenha uma rotina saudável e tenha sempre o acompanhamento de bons profissionais. Sua coluna agradece!