Beach Tennis: 5 formas de evitar lesões na hora de praticar esse esporte.
O Beach Tennis veio pra ficar! Mas, sendo um esporte tão intenso, o cuidado deve ser redobrado para evitar lesões nos joelhos, calcanhares, ombros ou coluna. Confira as dicas e previna-se
O Beach Tennis promove alto gasto calórico e quem pratica esse esporte deve ser acompanhado por um educador físico e um profissional especialista em medicina esportiva.
O Beach Tennis está em alta e você já deve ter percebido isso, provavelmente. O esporte, criado na Itália na década de 1980, mistura tênis, vôlei de praia e frescobol, pode ser praticado em dupla ou sozinho e não tem quase nenhum contato físico.
A modalidade chegou ao Brasil por volta de 2008. Mas, somente agora, o número de adeptos ao Beach Tennis está crescendo.
Porém, assim como o boom do Crossfit, que ganhou muitos adeptos nos últimos anos, mas passou a levar muitos praticantes para os consultórios de ortopedia pelos erros durante a prática do esporte, o Beach Tennis também pode causar lesões.
“No Beach Tennis, assim como em qualquer outro esporte, realizar os movimentos de forma errada e não ter supervisão de um profissional pode ser perigoso e causar lesões em quem pratica a modalidade”, explica o Dr. João Paulo Cortez, ortopedista especialista em medicina esportiva em São Paulo.
Mas, calma! Se você já pratica Beach Tennis ou quer começar no esporte, não precisa se preocupar. Temos algumas dicas para te ajudar a evitar lesões nas areias das quadras.
1- Começar com um aquecimento é essencial.
O Beach Tennis gera alto gasto calórico e chegar na quadra sem aquecimento aumenta o risco de lesão em algumas partes do seu corpo, que não foram previamente preparadas para o esforço.
“Aquecer antes do exercício é a melhor forma de preparar o corpo para a atividade. O aquecimento aumenta a temperatura do corpo e o ritmo cardíaco de forma gradual, direciona o fluxo sanguíneo para os músculos e alonga as articulações que vão trabalhar com mais intensidade, diminuindo a fadiga e evitando lesões. Além disso, é um ótimo momento para um atleta preparar-se mentalmente para o jogo ou treinamento ”, esclarece o especialista em ortopedia Dr. João Paulo Cortez.
Portanto, não esqueça: antes de pegar pesado nas partidas de Beach Tennis, faça um bom aquecimento!
2- Evite praticar o esporte sem o acompanhamento de um profissional, pelo menos nos primeiros meses.
Seja o Beach Tennis ou qualquer outra modalidade. Praticar exercício sem o acompanhamento de um educador físico pode trazer sérias consequências!
Por isso, o primeiro passo é buscar um professor que possa te ensinar a forma correta de realizar os movimentos na quadra.
Isso diminui bastante as chances de você se lesionar e também ajuda na sua rápida evolução. O que vai fazer o jogo ficar mais agradável e menos cansativo.
3- Não esqueça de consultar um médico ortopedista também. Principalmente se já teve alguma lesão esportiva.
Além de um profissional de educação física, você também deve procurar um médico ortopedista antes de se matricular no Beach Tennis.
Essa dica vale, principalmente, se você nunca realizou atividade física de forma regular ou se já teve alguma lesão relacionada à prática de alguma atividade esportiva.
Segundo o ortopedista especialista em esporte, Dr João Paulo Cortez, “fazer uma avaliação vai te dar mais segurança. Isso será importante para que você saiba se está apto ou não para enfrentar uma atividade mais regular e intensa evitando, assim, problemas futuros caso o seu corpo não esteja bem preparado”.
Importante ressaltar que você também deve buscar a ajuda de um ortopedista com experiência em lesões do esporte caso surjam dores persistentes e que duram por alguns dias após as aulas.
Dores ou estalos nos joelhos, colunas ou ombros, por exemplo, são os primeiros sinais de que algo pode estar errado e que há o início de alguma lesão.
4- Cuidado com os excessos!
A gente entende que quando se gosta de um esporte, praticá-lo nunca é demais.
Porém, o exagero pode levar a um esforço em excesso e sobrecarga dos músculos, tendões e ligamentos, o que acaba gerando lesões.
Respeite seus limites. Descanse pelo menos uma vez por semana e diminua o ritmo sempre que necessário.
5- Não deixe a academia de lado.
Apesar do Beach Tennis ser um esporte bastante completo, sua prática exige bastante do corpo e o desenvolvimento muscular não deve ser deixado de lado.
Músculos fortes protegem ligamentos e tendões, evitando lesões. Além de melhorar sua força e resistência.
“Invista na prática de exercícios que fortaleçam a coluna, abdômen, joelhos e ombros, que são membros bastante utilizados no Beach Tennis. Ter músculos bem preparados é essencial para prevenir maiores problemas”, conclui o médico ortopedista especialista em esportes, Dr. João Paulo Cortez.
Mais dicas para evitar lesões e outros problemas durante o Beach Tennis:
- Beba bastante água durante a prática do Beach Tennis e ao longo do dia também. Manter o corpo hidratado ajuda no bom funcionamento do seu organismo.
- Alimente-se bem antes e depois dos treinos.
- Procure ambientes adequados para praticar o esporte. Um terreno muito irregular ou que não seja areia pode prejudicar seu calcanhar e joelhos.
- Use roupas adequadas para o esporte. Isso deixa seu corpo mais livre para se movimentar.
- Não esqueça o protetor solar quando for praticar a modalidade durante o dia.
A última dica e mais importante: divirta-se! Seu corpo foi feito para estar em movimento e o Beach Tennis é uma modalidade perfeita para mantê-lo saudável. Mas, fique atento sempre à inchaços ou dores nos joelhos, coluna ou ombros. Esses são sinais de que você pode ter lesionado um desses locais. Procure um ortopedista e faça o tratamento adequado.
Fontes e referências: