SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
5 tipos comuns de artrite

5 Tipos de Artrite Mais Comuns

Os 5 tipos mais comuns de artrite são:
 

1. Artrose ou Osteoartrite

 
Essa forma da artrite é mais comum do que qualquer outro tipo. Ela ocorre quando as articulações são usadas além do limite, e normalmente acontece com o avanço da idade, sendo mais comum em pessoas idosas. Entretanto, fatores como obesidade ou lesões traumáticas podem ser o suficiente para desencadear a osteoartrite.

Articulações que sustentam peso, como as presentes nos joelhos (ver artrose no joelho, quadris, tornozelos, pés e coluna vertebral são as mais suscetíveis para a osteoartrite.

Normalmente, a doença começa com poucos sintomas, e gradualmente, através dos meses ou anos, torna-se mais debilitante. Diferentemente de outros tipos de artrite, a osteoartrite não causa fadiga ou outros sintomas além da dor na articulação.

Como acontece

No decorrer da evolução da osteoartrite, o paciente perde gradualmente a cartilagem, tecido responsável por absorver o impacto dos passos e usos da articulação durante as atividades. Este processo ocorre de maneira mais intensa em pessoas que estão acima do peso, já que que os quilos a mais contribuem para sobrecarregar as articulações e aumentam o desgaste da cartilagem, necessitando de um bom programa de fortalecimento muscular e fisioterapia para amenizar os sintomas.

A cartilagem danificada causa dor durante o movimento. Muitos pacientes relatam ouvir sons de ossos rangendo conforme a superfície dos tecidos se esfregam durante o movimento. Além disso, as articulações danificadas podem inflamar, o que não é muito comum na osteoartrite.

Sintomas da Osteoartrite

Os sintomas dependem do quanto e de qual cartilagem está sendo afetada pela osteoartrite e de qual estado de avanço da doença. Os sintomas mais comuns são esses:

  • Dor profunda e intensa;
  • Dificuldade de executar movimentos simples e cotidianos do dia-a-dia;
  • Rigidez articular pela manhã ou após longos períodos parado;
  • Dor durante caminhadas;
  • Articulações “quentes” ao toque;
  • Movimentos com pequena amplitude.

 

2. Artrite Reumatoide

 
A Artrite Reumatóide é uma doença autoimune. Isso significa que o sistema imunológico do paciente ataca partes do corpo, especialmente as articulações.

Este processo causa inflamação, provocando dor e danos à região quando não há tratamento. Uma em cada cinco pessoas que possuem artrite reumatóide apresentam caroços na pele chamados de nódulos reumatoides. Estes, se formam mais comumente sobre as articulações ou outras regiões que ficam sob pressão.

Os médicos não sabem exatamente o que causa a artrite reumatóide. Especialistas no assunto acreditam que o sistema imune fica “confuso” após alguma infecção bacteriana ou viral e passa a atacar as articulações. Este processo pode se espalhar para outras áreas do corpo.

Cientistas acreditam que duas substâncias químicas do corpo relacionadas à inflamação, o fator de necrose tumoral e a interleucina-1, acionam outras partes do sistema imune na artrite reumatóide. Os medicamentos que bloqueiam o fator de necrose tumoral e a interleucina-1 podem melhorar os sintomas e prevenir os danos às articulações.

Sintomas da Artrite Reumatoide

surgem gradualmente ou podem começar de maneira repentina. Em geral, são mais intensos que na osteoartrite.

Os mais comuns são:

  • Dor, rigidez e inchaço – especialmente nas mãos, pulsos, cotovelos, ombros, joelhos, tornozelos, pés, mandíbulas e pescoço. A artrite reumatoide geralmente afeta mais de uma articulação;
  • Mais de uma articulação inchada – normalmente, pequenas articulações nos pulsos, mãos ou pés;
  • Um padrão simétrico – quando os nós das mãos esquerda estão inflamados, os nós dos dedos da mão direita provavelmente também estarão. Depois de algum tempo, o paciente pode sentir mais calor nas articulações, dor ou inchaço;
  • Rigidez matinal – que pode durar horas ou mesmo a maior parte do dia. Muitas vezes, o paciente com artrite reumatóide sente-se cansado e perde o apetite.

 

3. Artrite Psoriática

 
artrite psoriática
Pessoas com essa condição apresentam inflamação da pele (psoríase) e das articulações (artrite). A psoríase é caracterizada por placas eritematosas (avermelhadas) com descamação da pele e placas branco-prateadas. Causa escamas inflamadas de pele, com tons vermelhos ou brancos.

Usualmente, a doença pode afetar as regiões extensoras dos membros, ombros, cotovelos e joelhos. Porém, pode afetar também o tronco, couro cabeludo, a pele ao redor do ânus e áreas periorificiais genitais.

Este tipo de artrite geralmente inicia-se entre os 30 e 50 anos, mas também pode começar mais cedo em crianças. É igualmente comum entre mulheres e homens, e a doença geralmente se mostra primeiro na pele.

Sintomas da Artrite Psoriática

A artrite psoriática pode inchar os dedos das mãos e pés e as pessoas que a apresentam costumam ter as unhas com marcas ou descoloridas.

Em alguns casos, apenas uma ou poucas articulações são afetadas, como um único joelho. Alguns pacientes relatam inflamação da coluna vertebral ou apenas os dedos das mãos e pés.
 

4. Gota

 
Gota
A gota ocorre quando há acúmulo de cristais de ácido úrico em uma articulação. Na maioria das vezes, é o dedão do pé ou outra articulação na região.

Geralmente, o paciente acorda com dor aguda e repentina no dedão do pé após consumir álcool. Além disso, a dieta rica em proteínas ou consumo geral de drogas ou estresse, também pode desencadear um ataque de gota.

A crise dura de 3 a 10 dias, mesmo que o paciente não realize o tratamento, e pode levar meses antes que aconteça novamente.

Com o avançar dos anos e da doença, entretanto, eles podem ficar mais frequentes. Se a gota não for tratada por muito tempo, ela pode afetar as articulações e os rins.

A doença pode acontecer em três cenários:

  • O corpo está produzindo mais ácido úrico;
  • Os rins não conseguem processar rapidamente o ácido que o corpo produz;
  • O paciente está comendo muitos alimentos que aumentam os níveis de ácido úrico.

Sintomas da Gota

Os sintomas da gota, ao contrário de outros tipos de artrite, aparecem de maneira súbita e permanecem por pouco tempo. Eles podem incluir:

  • Dor intensa nas articulações, provavelmente no dedão do pé. Também pode acometer os tornozelos, joelhos, cotovelos, pulsos ou dedos;
  • Desconforto geral, mesmo depois que a dor aguda passar;
  • Inflamação e vermelhidão, com a região afetada ficando inchada e sensível;
  • Dificuldade de realizar movimentos, já que as juntas ficam rígidas.

 

5. Lúpus

 
O lúpus, também chamado de LES ou Lúpus Eritematoso Sistêmico, é uma doença autoimune que pode afetar as articulações e muitos órgãos do corpo.

Os médicos ainda não sabem exatamente o que causa o lúpus, mas algo faz com que o sistema imunológico do paciente falhe e lance ataques contra os sistemas do próprio paciente ao invés de vírus e bactérias. A doença causa inflamações e dores por todo o corpo, articulações, órgãos e cérebro. Mulheres em idade reprodutiva têm maior probabilidade de contrair o lúpus do que homens, geralmente aparecendo entre os 15 e os 45 anos de idade.

Sintomas do Lúpus

Os sintomas variam bastante de paciente para paciente, podendo ser quase imperceptíveis ou debilitantes ao ponto de impedir a vida normal.

  • Articulações doloridas e inchadas;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Inchaço nos pés, pernas, mãos ou ao redor dos olhos;
  • Erupções cutâneas, incluindo erupções em “forma de borboleta” nas bochechas;
  • Feridas na boca;
  • Sensibilidade ao sol;
  • Perda de cabelo.

Existem ainda outros tipos de artrite que podem afetar os pacientes, variando de doenças mecânicas ou sistêmicas.

Apesar de terem causas diferentes, muitas delas possuem sintomas parecidos, com a dor nas articulações sendo um denominador comum.

Devido a esta variedade de causas diferentes, a presença de um médico é extremamente importante para fazer um diagnóstico correto e garantir que o paciente irá receber o melhor tratamento para a sua forma de artrite.