Ligamento Colateral Medial (LCM)
O Ligamento Colateral Medial (LCM) é uma faixa larga e grossa de tecido que desce pela parte interna do joelho, desde o fêmur até um ponto na tíbia acerca de 10 a 15 cm do joelho. A principal função do LCM é evitar que a perna se estenda muito para dentro, mas também ajuda a manter o joelho estável e permite que ele rotacione.
As lesões do Ligamento Colateral Medial acontecem com mais frequência quando o joelho é atingido diretamente em seu lado externo. Isso estica demais os ligamentos na parte interna do joelho, podendo rompê-los. Não é incomum que atletas sofram rupturas do Ligamento Colateral Medial e do Ligamento Cruzado Anterior ao mesmo tempo. Também pode ser lesionado por estresse repetido. Isso faz com que o ligamento perca seu alongamento e elasticidade normais, semelhantes a um elástico gasto.
Quando o joelho externo é atingido com muita força, o MCL, pode esticar o suficiente para forçar ou rasgar. Pessoas que jogam futebol, hóquei e outros esportes em que os jogadores impactam outros atletas com grande força podem ferir seu MCL dessa forma. Você também pode esticar ou rasgar o LCM se o joelho for empurrado repentinamente para o lado ou se torcer ou dobrar demais.
Lesões do Ligamento Colateral Medial doem. A maioria das pessoas sente dor ao longo da borda interna do joelho e também apresentam inchaço. Você pode ouvir um estalo quando ocorre o dano e seu joelho pode tombar para o lado. Você pode ter dificuldade para andar ou sentir que não consegue pressionar a perna com o joelho machucado, bem como sentir que vai cair porque seu joelho não está estável o suficiente para andar, mesmo que não doa andar sobre ele. Algumas pessoas podem andar, mas o joelho parece estar solto e balança mais do que deveria quando se movem.
O diagnóstico deve ser feito junto ao médico ortopedista especialista em joelho para verificar a extensão da lesão e se outros ligamentos ou ossos também foram comprometidos.
É comum que lesões leves do Ligamento Colateral Medial se curem sozinhas com repouso, gelo e outros cuidados pessoais. Você precisará levantar o joelho dolorido ao colocar gelo, manter o peso fora da articulação e proteger e comprimir a lesão com uma joelheira ou bandagem elástica.
Para aliviar a dor e o inchaço, seu médico pode indicar que você tome AINEs (antiinflamatórios não esteroidais).
Para danos mais graves, você pode precisar de fisioterapia para reabilitar o joelho quando a dor na LCM começar a desaparecer. Seu fisioterapeuta orientará exercícios para fortalecer os músculos das pernas ao redor do joelho para que funcione corretamente.
É raro que alguém com lesão no LCM precise de cirurgia no joelho, pois esse ligamento geralmente pode cicatrizar em poucas semanas ou meses com a ajuda de outras medidas. Mas pode ser necessário, especialmente se outra parte do joelho também estiver machucada.
Quer precise ou não de cirurgia, você poderá praticar esportes novamente em algumas semanas ou meses. Seu médico pode avisá-lo quando estiver tudo bem para voltar a essas atividades e pode pedir que você use uma joelheira quando estiver ativo.
Se você sente sintomas de lesão no Ligamento Colateral Medial (LCM) ou dores no joelho, entre em contato e agende uma consulta com o ortopedista especialista do joelho para uma avaliação adequada. Ficamos à disposição para atendê-lo.