SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
Ligamento Colateral Lateral

Ligamento Colateral Lateral (LCL)

O Ligamento Colateral Lateral (LCL) é o ligamento localizado na articulação do joelho.  Ligamentos são bandas grossas e fortes de tecido que conectam osso a osso. O LCL corre ao longo da parte externa da articulação do joelho, da parte externa da parte inferior do osso da coxa (fêmur) até o topo do osso da perna (fíbula). O LCL ajuda a manter a articulação do joelho estável, especialmente a parte externa da articulação.

O LCL estabiliza o lado lateral da articulação do joelho, principalmente no estresse em movimento em direção interna e na rotação póstero-lateral da tíbia em relação ao fêmur, atuando como um estabilizador secundário para a translação tibial anterior e posterior quando os ligamentos cruzados são rompidos.

É a restrição primária à rotação em varo de 0-30° de flexão do joelho. À medida que o joelho entra em flexão, o Ligamento Colateral Lateral (LCL) perde seu significado e influência como uma estrutura estabilizadora de movimento em direção interna. Quando o joelho é estendido, o LCL é alongado.

Lesões no Ligamento Colateral Lateral (LCL) são comuns e geralmente vêm acompanhadas de rupturas de outros ligamentos presentes como o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), o Ligamento Cruzado Posterior (LCP) e o Ligamento Colateral Medial (LCM).

A principal causa das lesões do LCL é o trauma por força direta na parte interna do joelho. Isso coloca pressão na parte externa do joelho e faz com que o ligamento colateral lateral se estique ou rasgue, ou mais comumente após um golpe de alta energia no joelho anteromedial, combinando hiperextensão e força extrema em varo.

O LCL ocorre mais comumente em esportes (40%) com pivotamento e salto de alta velocidade, como futebol, basquete, esqui, futebol ou hóquei. Demonstrou-se que o tênis e a ginástica apresentam a maior probabilidade de lesão isolada do LCL.

Os sintomas de entorse ou laceração do Ligamento Colateral Lateral (LCL) incluem dor na parte lateral do joelho, instabilidade do joelho ao caminhar, inchaço e equimoses (hematomas) no local do trauma. O trauma direto na face medial do joelho também pode afetar o nervo fibular, podendo resultar em pé caído ou parestesias abaixo do joelho, que podem se apresentar como sensação de formigamento.

Os sintomas incluem dor na parte medial (interna do joelho), hematose (derramamento de sangue dentro da articulação), edema, incapacidade de flexionar o joelho e atrofia muscular da coxa.

O tratamento depende do grau da lesão e em casos mais leves incluem repouso, compressas com gelo e o uso de anti-inflamatórios não esteróides.

Se você desconfia que pode ter uma lesão no Ligamento Colateral Lateral (LCL), entre em contato com nossa equipe e faça o agendamento de consulta. Ficamos à disposição para atendê-lo.

 

Referências Bibliográficas

LaPrade, R. F., Macalena, J. A. Fibular collateral ligament and the posterolateral corner. Insall & Scott Surgery of the Knee. 5th ed. Philadelphia, PA: Elsevier/Churchill Livingstone, 2012; 45: 592-607.

Miller RH, Azar FM. Knee injuries. In: Campbell’s Operative Orthopaedics. 13th ed. Philadelphia: Elsevier, 2016; 2121-2297.

Ho, MD, Sherwin SW. “Lateral Collateral Knee Ligament Injury”. WebMD LLC. Retrieved 21 October 2012.