SP (11) 3596-6652 - CE (85) 4042-5666

WhatsApp (11) 5196-4566

Consultórios em SP e CE

+ Telemedicina

Redes Sociais
alinhamento dos joelhos

Alinhamento dos Joelhos

O alinhamento dos joelhos é um fator determinante para a distribuição adequada de peso do corpo. Qualquer mudança no alinhamento considerado neutro, que seria o considerado normal para uma pessoa, seja no joelho ou tornozelo, afeta a maneira como o peso do corpo é balanceado.

Os joelhos com alinhamento alterado, ou seja, não neutro – são divididos em varo e valgo.

O joelho varo, que também é chamado de genu varum pelos médicos, apresenta-se quando as pernas parecem estar arqueadas na altura dos joelhos, fazendo com que eles fiquem mais afastados, criando um espaço maior entre os dois joelhos. Essa alteração é muito mais comum em crianças, e geralmente melhora de maneira natural, sem tratamento, conforme a criança avança até os 18 meses de idade.

Caso isso não aconteça, um médico precisa ser consultado para descartar a possibilidade de problemas e distúrbios mais sérios, como pode ser o raquitismo ou outras doenças ósseas relacionadas com o metabolismo.

Outros problemas, como a doença de Blount, podem causar problemas na placa de crescimento da tíbia, afetando separadamente as pernas, ou em conjunto. Crianças com sobrepeso podem apresentar os sintomas da doença de Blount somente quando mais velhas, já na adolescência.

É muito difícil fazer o diagnóstico prematuro da doença porque os sintomas podem não ser acusados em radiografias.

O joelho valgo, também chamado de genu valgum, é menos comum que o genu varum, fazendo com que os joelhos apontem para dentro, como se indicassem intenção de toque. Mesmo nos casos mais aparentes, o joelho valgo costuma melhorar sem a necessidade de tratamentos ou intervenções cirúrgicas até os nove anos de idade.

Como Verificar o alinhamento dos Joelhos

Possuir joelhos saudáveis faz grande diferença na qualidade de vida das pessoas, especialmente porque o principal sintoma na maioria dos casos na região é a dor, moderada ou intensa. O alinhamento dos joelhos possui um grande impacto na saúde desta articulação, pois pode aumentar ou diminuir a pressão exercida na região. Quanto maior for a pressão e o estresse, maiores são as chances de desenvolver situações como a osteoartrite do joelho, doença muito comum e que causa dor e dificuldades de movimento.

Você pode conferir se seus joelhos estão alinhados usando um espelho de corpo inteiro. Para isso, fique em pé e tente encostar os pés um no outro.

Caso os joelhos fiquem muito afastados entre si enquanto você toca seus pés, você possui o joelho varo.

Se houver um discreto afastamento, o alinhamento deve ser neutro. E se você acaba tocando os joelhos antes de conseguir tocar os pés você tem o joelho valgo. 

Outra forma mais complexa é a avaliação dinâmica com movimento dos joelhos. :

  • Olhando no espelho, realize um agachamento parcial com apenas uma perna. Um joelho saudável deve permanecer apontado para o espelho, e as rótulas não devem virar-se uma em direção a outra e os quadris permanecem balanceados quando você abaixar;
  • Para finalizar, dê uma passada longa em direção ao espelho. Observe se seus joelhos balançam quando seu pé toca o chão, reparando no controle correto do posicionamento. Se seus braços se moveram muito ou seu tronco girou para manter a estabilidade do movimento, pode não ser um bom sinal.

Exercícios que Podem Ajudar com o Alinhamento do Joelho

Esteja com os joelhos tortos ou com as pernas arqueadas, ter um joelho desalinhado é mais do que apenas uma preocupação estética.

Como mencionado acima, com o tempo, essa condição pode causar dor e desconforto nas articulações.

Alguns exercícios e fisioterapia podem ajudar com o arqueamento dos joelhos ao fortalecer os músculos do quadril e joelho, o que aumenta a estabilidade da região, reduzindo a pressão causada com as atividades cotidianas.

Apesar de ajudarem, somente um médico pode avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica ou medicamentosa quanto ao estado de alinhamento dos seus joelhos. Por isso, consulte sempre o ortopedista especialista em joelho.

Faça Agachamentos para Joelhos Fora de Alinhamento

Manter a força dos músculos ao redor das articulações do joelho desempenha um importante papel na estabilidade da região, evitando o desalinhamento dos joelhos. Uma boa maneira de direcionar esses músculos é com os exercícios de agachamento.

Os agachamentos ativam o quadríceps, um grupo muscular constituído por 4 importantes músculos da coxa que ajudam o joelho a funcionar corretamente.

  • Fique de pé com os pés ligeiramente voltados para fora e as pernas afastadas uma da outra na distância dos ombros;
  • Coloque uma cadeira atrás de você para ajudar a guiar o movimento. Flexione os joelhos lentamente enquanto empurra as nádegas para trás, como se estivesse abaixando-se na cadeira. Ao fazer isso, certifique-se de que seus joelhos estejam alinhados, mantendo-os sobre os pés;
  • Dê um tapinha nas nádegas no assento da cadeira, marcando a amplitude máxima do movimento, e levante lentamente até estar na posição inicial;
  • Complete cerca de três séries de 10 repetições cada.

Para corrigir um joelho desalinhado, é importante focar nos músculos do glúteo e quadríceps.

Exercício Clamshell

O exercício Clamshell visa os músculos do glúteo médio, um músculo na parte externa do quadril, como uma forma de combater o mau alinhamento do joelho e aliviar a dor. O exercício recebe este nome devido ao formato que as pernas fazem, que lembra o movimento de abertura de uma concha de ostra, bem como o formato dobrado dos joelhos também remetem ao adorável molusco – clamshell significa ostra.

  • Deite-se de lado com os joelhos dobrados e as pernas uma em cima da outra;
  • Traga seus joelhos dobrados e as pernas uma acima da outra;
  • Traga os joelhos em direção ao peito, de forma que os tornozelos e quadris fiquem em linha reta;
  • Levante lentamente o joelho de cima em direção ao teto, mantendo os pés juntos.
  • Quando não conseguir mais abrir as pernas sem balançar para trás, mantenha a posição por um ou dois segundos antes de abaixar novamente;
  • Complete de 10 a 25 repetições antes de mudar para a outra perna.

Step-downs (descida de degraus)

Outro exercício que pode ajudar com joelhos desalinhados é a descida lateral. A técnica, que também visa o músculo quadríceps, pode ajudar a melhorar a posição e o rastreamento da patela (ou rótula).

  • Fique de lado no último degrau de uma escada com a perna direita no degrau e a esquerda suspensa no ar ao lado dela;
  • Dobre lentamente o joelho direito enquanto abaixa o pé esquerdo em direção ao solo;
  • Ao fazer isso, certifique-se de que o joelho direito fique diretamente sobre o pé direito e que não se mova para dentro ou para fora;
  • Bata levemente o pé esquerdo no chão antes de endireitar o joelho direito e retornar à posição inicial novamente;
  • Um toque de dedo pode ser usado em um corrimão para equilíbrio, conforme necessário;
  • Tente duas a três séries de oito a 12 repetições antes de se virar e completar o exercício com a outra perna.

Levantamento de Perna

  • Deite-se de lado com os joelhos esticados e as pernas uma sobre a outra;
  • Sem permitir que seu corpo role para trás, levante a perna de cima cerca de 30 centímetros no ar;
  • Segure-o ali por seis segundos antes de baixá-lo novamente;
  • Complete duas a três séries de oito a 12 repetições antes de virar e repetir o exercício com a outra perna;

Estes exercícios são de execução simples e podem ser realizados em casa, garantindo a sua segurança e mostrando benefícios na melhora do alinhamento do seu joelho.

Entretanto, eles nunca irão substituir uma consulta com o ortopedista do joelho, profissional capacitado para reconhecer e tratar possíveis distúrbios mais sérios. 

Se você tiver problemas relacionados ao alinhamento dos joelhos, entre em contato conosco.